quinta-feira, setembro 02, 2004

Olhares que não são os mesmos


Olhares que não são os mesmos mas que por já terem se despedido muitas vezes de muitas coisas tornam-se Olhares Cecilianos_ para alguns_ ou Olhares de Antigas Almas_ para outros
Lembrei de algo muito especial quando li o texto sobre a Cecília Meireles em que o Escritor-Filósofo referindo-se à "imagem" de Cecília, diz: "aquele olhar espírita de quem não é deste mundo" e "olhava para as pessoas como se estivesse se despedindo". Isso fez com que eu recordasse a minha versão para uma sensação similar: algumas pessoas me passam pelo seu olhar, independente da idade que possam ter, o que chamo de Antiga Alma. Eu gosto de olhar para os olhos das pessoas sem que elas percebam que estou observando para ver se terei tal sensação. Algumas, parecem já ter andado pelo mundo por séculos e séculos, como se estivessem vindo de muito muito longe, e vindo com coisas dentro de si que todo aquele com a ausência do olhar de quem se despede jamais perceberá, um olhar de quem não está chegando agora no mundo, já chegou há longo tempo. E não sou espírita, sou cética, enfim. Outras, não me dão essa sensação quando as observo, estão acabando de chegar e ponto, não tem esse ar de uma antiga alma, outras, ainda, estão sempre acabando de chegar, essas me dão calafrios, nem sei porquê. Reconheci a sensação desse olhar que tem andado por aí há séculos e séculos no Filósofo-Escritor, mas só quando "vejo" somente seu olhar, pois de resto ele passa uma imagem tri jovem e alegre. Talvez só tenha percebido o olhar ceciliano porque seu rosto e sua expressão, as brincadeiras que faz, também apontam para uma certa leveza para com a vida, uma leveza mais própria de quem está sempre chegando e, no entanto, seu olhar diz o contrário tanto como ele observou em Cecília. Ele_ que sentiu isso sobre a escritora_ passa a mesma sensação para outra pessoa, que não é poeta, a respeito de si próprio. Será que não estava, então, a falar de si?

Bem... tudo isso para dizer que a minha versão para o olhar ceciliano de quem não é deste mundo é o de uma antiga "alma" que habita alguns olhares, talvez alguns nunca tenham percebido isso em si mesmos. Mas isso não faz diferença, afinal, o que faz diferença?
Anna & as divagações sobre Antigas Almas com olhares Aquosos & Do Outro Mundo_ mas que outro mundo?, pergunta-se, por fim, Anna.
Je ne sais pas.
C'est la vie
c'est moi.