sábado, julho 23, 2005

Imagem de Sócrates & Platão & o Conformismo


Hoje, conversando com um amigo-virtual, lembrei dessa imagem e mudei de idéia a respeito de Sócrates. Na imagem Platão "solicita", inversamente ao que ensina a Academia & A Tradição Filosófica, que Sócrates nada escreva ou que nunca mais escreva, enfim, que ele interrompa imediatamente esse estranho hábito da escrita. Deve ter relação com o tratado Sobre o Bem, obra-prima-perdida de Platão, que por conter as idéias de ponta sequer foi escrito. As coisas mais sagradas eram expressadas oralmente, nada de escrita. Bem, pelo menos é o que Platão diz na Carta VII. Então, a imagem é ao mesmo tempo irônica e verdadeira, paradoxal, portanto. Mas lembrei dela porque, frente à menção sobre o sentido da vida em Voltaire, tive como resposta: "só sei que nada sei", princípio básico para uma boa filosofia."
Eu própria penso isso_ou pensava, não sei, só sei que nada sei_ mas naquele momento não estava com vontade de sentir o mundo e a filosofia dessa forma, naquele momento eu simplesmente considerei um absurdo tal afirmação. Penso que não gosto mais da frase socrática, ou as pessoas dizem isso para fazer charme filosófico e é tudo ou elas acreditam firmemente nisso. "Toleima", diria Riobaldo-Filósofo, pensar e sentir o mundo assim seria o ápice do estado-existencial-conformativo. E é o que muitos não desejam. Então, por que razão seguir o "só sei que nada sei". Puro estado-total-de-conformação.
A imagem de Platão pedindo que Sócrates nada escreva seria realmente a melhor lembrança que minha memória poderia ter trazido de volta_ e na hora certa_ pois posso imaginar Platão a dizer: "Sócrates, páre de escrever a tal frase, chegará um dia em que o mundo estará num estado de assimilação tal desta "conformação" que você será banido do coração dos homens e veja, tem só 5 palavras. Que estrago em uma sentença tão pequena." Sim, e que estrago. JC deve ter tido acesso à máxima socrática e deu no que deu: cordeiro de deus que tirais o pecado do mundo, só sei que nada sei. cordeiro de deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz cordeiro de deus que tirais o pecado do mundo, tornai-me conformação, para todo o sempre.
Amém.
Anna & O Outro Lado da Face de Sócrates_ que se fosse JC teria realmente oferecido o outro lado e nessa inversão existencial fictícia_ pero no creo en las brujas pero que las hay las hay_ peço perdão a Sócrates que tanto amo, um pouquinho a JC_ pelo instante não-conformativo neste blog.