quinta-feira, dezembro 14, 2006

Pantano do Sul

Adorável entardecer & uma doce-salgada surpresa: bem próximo da orla do mar havia um pescador vendendo livros, muitos & muitos livros de literatura em frente ao mar com a areia passeando por sobre suas capas, com o meu olhar de espanto: aqui? livros literários? Kafka, Dostoieviski, Clarice Lispector & uma infinidades de outros escritores, aqui?, no extremo sul da Ilha?, numa tarde de um ir-e-vir de chuva fina, comprar livros ouvindo as ondas e sentindo a maresia? Lembrança memorável. Memorável entardecer. Livros & Mar.
Como não amar este lugar?

Impossível.

sANdrA

Noite &m Lago-Matisse


Lugar perfeito em beleza para Lautreamont, Baudelaire & Rimbaud flanarem em divagações poéticas.
Mas, só Lautreamont me acompanhava dentro da bolsa; dentro do pensamento o Poeta: por onde andará o Poeta? Quem o acompanha em alma & pensamento?
Je ne sais pais.
Eu, nada sei.
Ele, tudo sabe.
Deus dá aos Poetas uma espécide de sabedoria universal.
A algumas pessoas delirantes & derivantes, uma percepção-sensação que antecede qualquer palavra.
Eu só sou muito mais tarde depois do vivido.
O Poeta, escolhe quando deseja ser, sempre escolhe, assim é para quem respira sabedoria dos nossos ancestrais & é por isso que Chico Buarque tem toda a razão & é por isso que a Poesia Vive em qualquer lugar e a qualquer momento, antecedendo ou não as palavras, porque Vive onde a Iluminação escolheu viver. Eis, regressão ao Inifnito, direi que Meu Poeta Criou O Universo. Voilà!